1. Antes do Teste de Cores, e com todas as cartas de cores dispostas em uma mesa, o consultor vai pedir ao cliente que selecione as cores de que ele mais gosta. Essa é uma etapa muito intuitiva para o cliente e não deve ser forçada. Vale dizer ao cliente que, nesse primeiro momento, não pense em peças de roupa naquelas cores, mas sim em: “quais cores fazem parte da sua essência? Quais cores daqui resumem melhor quem você é?”
2. Tendo as cartas de cores preferidas do cliente em mãos, o consultor vai poder fazer uma leitura comparativa de quantas cartas Yin e quantas cartas Yang foram selecionadas. O percentual na régua Yin Yang deve ser calculado e apresentado para o cliente.
Exemplo: O cliente separou 15 cartas Yin e 8 cartas Yang de um universo de 50 cartas. Isso quer dizer que o cliente atualmente é 65% Yin e 35% Yang. Com essa informação em mãos o consultor vai mostrar na régua onde o cliente se encontra e explicar com a teoria Yin Yang o que significa ser mais Yin do que Yang.
3. Após o exercicio com jogo o Consultor realizará o teste de coloração pessoal e depois voltará para o jogo para analisar que cores o cliente já tinha preferência intuitivamente e quais não.
4. Depois de realizar o teste e com a cartela em mãos, o consultor deve voltar para o teste Yin Yang e mostrar ao cliente quais cores que ele selecionou que realmente fazem parte da sua cartela.
Entretanto as que sobrarem e forem do gosto do cliente vão ser analisadas para entrar nas ”Cores da Sua Essência.”
5. O papel do consultor, neste momento, vai ser de mostrar ao cliente por que aquela cor não faz parte e está oposta à sua beleza natural (encaixando o Yin Yang oposto que está em sua cartela), bem como a forma de utilizar aquelas cores fora da sua cartela, seja em um acessório, em um decote mais aberto, ou na parte de baixo da roupa, entre outras possibilidades.
O consultor também deve mostrar ao cliente por quais cores ele pode substituir aquela cor oposta.
DICA: O pontinho (as bolinhas soltas no jogo) que fica dentro do ideograma Yin Yang é o que dá equilíbrio na proporção. Mostre ao cliente que esse pontinho pode entrar como um acessório, um bolsa ou um lenço ou unhas dentro do look.